quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Entrevista para o ZonaPunk: banda SABONETES

Minha primeira entrevista para o site ZonaPunk.
Escolhi como COBAIAS (literalmente) a banda Sabonetes, de Curitiba.
Leia abaixo:


Entrevista: Sabonetes
por Wladimyr Cruz, em 11/12/2008 (Quinta-feira), 04:08

Nossa querida colaboradora Caroline Steinhorst bateu um papo com a banda revelação do ano de Curitiba/PR, o Sabonetes. Clique aqui para conferir o bate papo respondido pelo guitarrista Wonder e saiba mais sobre o conjunto.


ENTREVISTA:




11/12/2008 -

Em 2004, no curso de Comunicação Social da UFPR, em Curitiba, nasceu a banda Sabonetes. Quatro universitários que se uniram pra tocar em festas da faculdade, e acabaram produzindo um trabalho excelente. O estilo? Algo que eles definem como “muito alternativo para o pop e muito pop para o alternativo”, assim é o Sabonetes. Em entrevista exclusiva ao Zonapunk, o guitarrista Wonder (e sua moto) conta um pouco sobre a banda e o que estão preparando para 2009. O resultado você confere logo abaixo.

Caroline/ZP: Quando vocês montaram o Sabonetes em 2004 já tinham essa idéia de compor, gravar e viver de música?

Wonder: 2004 faz tempo, então não sei ao certo, mas se a gente pensava em viver da banda, provavelmente era de uma maneira muito mais, ingênua, até lúdica. Não tínhamos a clareza com que vemos essa possibilidade agora. Então acho que a resposta é: não, não pensávamos em viver disso.

Caroline/ZP: A pergunta clássica: Por que "Sabonetes"? A banda teve esse nome desde o início?
Wonder:
Temos esse nome desde o primeiro show, ocorrido em uma vinhada, festa típica dos alunos de comunicação social da UFPR. O porquê do nome tem várias histórias, a gente costuma variar de entrevista para entrevista.
Caroline/ZP: Hahaha! Eu já havia lido algumas respostas, por isso fiz a pergunta. Quando fui ao show de vocês em Curitiba o Artur disse que já haviam feito todos os tipos de piadas/brincadeiras possíveis com o nome "Sabonetes". Tem alguma que você tem em mente agora pra contar?
Wonder: Sim, essa é novíssima hein: o nome da banda vem de uma variação de Ramones, banda da qual gostamos muito e de que, inclusive, fazíamos uns covers no início da banda. Acompanhe: Sabonetes, Ramones, Ramones, Sabonetes. Faz sentido pra você?
Caroline/ZP: Hahaha! Nãããão, mas achei legal!
Wonder: Haha, ok! Vou tirá-la da coleção de explicações então. Fica para a Zonapunk.

Caroline/ZP: Todos os meses vocês fazem um "video agenda" com todas as datas de shows de uma maneira bem criativa e postam no Youtube. Como surgiu essa idéia? São vocês mesmos que produzem tudo?
Wonder:
Obrigado pelo criativa. A idéia surgiu depois de que fizemos um vídeo para anunciar nossos primeiros dois shows em São Paulo. Achamos que era uma boa maneira de fazer uma divulgação sem ter que ir até a cidade do show. E funcionou! Foram dois ótimos shows. O vídeo era meio nonsense, mas foi elogiado e tal. Pensamos “ué, por que não fazemos mais desses vídeos”? Paralelamente, os shows fora de Curitiba foram acontecendo com mais freqüência, então os vídeos vieram bem a calhar. Nós mesmos idealizamos, concebemos e produzimos. O Caja é ex-aluno de cinema da Fap e tem uma boa técnica e domínio da linguagem. O resto da banda fica mais ajudando na produção.

Caroline/ZP: Sabemos que nesse mundo do underground é praticamente impossível não passar por alguma situação ruim ou constrangedora na estrada, em algum show ou até mesmo com os produtores de eventos. Tem alguma situação dessas "inesquecíveis" que vocês vão contar para os netos?
Wonder:
Ter algum tempo de banda ajuda até mesmo nessas situações, de não cair em furadas, que existem em qualquer área. Mas procuramos nos divertir ao máximo e dar risadas dessas coisas. Uma situação engraçada foi nossa última viagem para Goiás. Estávamos em três bandas dentro de um ônibus sem banheiro, em direção a um festival em Goiânia. Logo na saída, em Curitiba, apareceram com caixas e caixas de cerveja. A viagem tinha 1200Km. Antes de chegar a Ponta Grossa - 100km de CWB - já tínhamos parado duas vezes para o pessoal tirar aquela água do joelho. Indícios de uma looonga viagem.
Caroline/ZP: E não chegaram atrasados? Haha!
Wonder:
Provavelmente a organização sabia disso porque saímos bem adiantados.

Caroline/ZP: Nesse último ano vocês passaram a morar todos juntos. Como está sendo a experiência? Tem alguém que é o "pai" e tenta manter a ordem da casa? Wonder: Provavelmente você está falando de mim. Hehe. Mas está sendo muito tranqüilo. E produtivo também. Temos ensaiado diariamente, com foco na produção do nosso disco, que será gravado já já, em janeiro.

Caroline/ZP: E esse disco já tem nome?
Wonder:
Boa pergunta. Ainda não. Sugestões?
Caroline/ZP: “Controlada”? Hahaha!
Wonder:
Ta aí! Hora de voltar. Boas pedidas.
Caroline/ZP: E o cd vai ter um dedinho do Tomás Magno também?
Wonder: Vai ter o Tomás inteiro. Ele está produzindo esse trabalho com a gente também. Então, gravaremos parte na Toca do Bandido - RJ e parte no estúdio do Tomás, em São Paulo. Isso lá por 20 de janeiro.

Caroline/ZP: O EP "Descontrolada" rendeu pra vocês muitas oportunidades, inclusive uma participação no "Poploaded" do jornalista Lúcio Ribeiro. Como surgiu esse convite?
Wonder:
Então, voltamos ao assunto video-agenda. O Lúcio de alguma forma viu o vídeo que fizemos para São Paulo, elogiou e nos convidou para passar pelo programa dele antes dos shows. Gravamos numa tarde de quinta-feira nos estúdios da IG. Foi bem bacana, gostamos do resultado.

Caroline/ZP: É normal sofrer comparações quando se tem uma banda. As pessoas costumam dizer que Sabonetes lembra Franz Ferdinand, The Strokes, The Killers e etc. O que vocês pensam a respeito disso? Já fizeram alguma comparação muito bizarra com vocês?
Wonder:
De fato, já nos associaram a várias bandas, algumas que nunca tínhamos escutado. É normal e a gente acha positivo. Se a pessoa fez associações, a música lhe lembrou coisas boas, ou não, enfim. A que eu achei mais engraçada foi Kiss.

Caroline/ZP: Recentemente o baixista de vocês Salim Oh deixou a banda, sendo assim, a primeira mudança na formação desde que vocês começaram. Como está sendo isso pra vocês e porque o antigo baixista saiu?
Wonder:
Foi uma decisão pessoal dele, e deixou a todos muito tristes, pela amizade e por todos os anos em que tocamos juntos. As viagens, shows, ensaios, compromissos demais foram os responsáveis pela saída do Salim, e aconteceu num momento limite mesmo. Lidamos com isso com respeito pela sua decisão e tratamos de buscar um amigo à altura do antigo baixista. Achamos o Rodrigo, que, felizmente, topou fazer parte do time. Faz poucos meses que estamos com a nova formação, mas com certeza já estamos a todo vapor.

Caroline/ZP: Quais foram os shows de 2008 que mais marcaram a trajetória do Sabonetes?
Wonder:
Provavelmente o show de lançamento do nosso EP, em maio. Teve a participação de Mallu Magalhães e foi o princípio de todas as coisas boas que nos aconteceram no ano. Depois, os dois shows em São Paulo (posso contar só como um?), que também nos renderam bons frutos na mídia de lá. O show em Santa Maria (RS) também foi memorável.

Caroline/ZP: Como é o processo de composição das músicas? Existe alguém que faz tudo e depois os outros vão aprimorando e modificando, ou todos se reúnem para compor?
Wonder:
Antes, eu ou o Artur aparecíamos com uma idéia pré-moldada e todos trabalhavam em cima. Hoje, morando na mesma casa, o processo está totalmente conjunto. Acho que os vizinhos estão começando a desconfiar.

Caroline/ZP: Recentemente vocês filmaram o clipe da música "Descontrolada". Já existe uma previsão de lançamento?
Wonder:
Provavelmente vai ficar pra fevereiro.

Caroline/ZP: Pra finalizar, Quais são os planos da banda para 2009? Tem alguma coisa que você (ou sua moto) gostaria de dizer aos leitores do Zonapunk?
Wonder:
O maior plano é dominar o mundo. O segundo é lançar nosso primeiro disco - ah finalmente - após o carnaval e fazer muitos shows por aí. Bom, agradeço a quem tenha lido. Não percam nosso especial de Natal e usem capacete.

Conheça a Banda: http://www.myspace.com/sabonetes

Fotos por Diego Cwb


CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA NO SITE ZONAPUNK


Nenhum comentário:

Postar um comentário